Central de Associados do Lions Clubs International   Rádio on-line do Lions   |   Vídeos Vídeos

Começando em 1º de janeiro de 2018, a solicitação de fundação de clube apenas será aceita online através do MyLCI. Esta mudança vai agilizar o processo de fundação de clubes e está de acordo com as normas da diretoria adotadas em outubro de 2016. Por favor, entre em contato com NewClubs@lionsclubs.org se houver qualquer dúvida.

Pular para Conteúdo Principal
Lions Clubs International Lions Clubs International
Pular para rodapé

Programa de Acampamentos e Intercâmbios Juvenis

Programa de Acampamentos e Intercâmbios Juvenis

Criando cidadãos globais em diferentes culturas e por todo o mundo

O Programa de Acampamentos e Intercâmbios Juvenis (YCE) traz à vida o ideal da cidadania global. Todos os anos, o programa concede a milhares de jovens a oportunidade de viver em outras culturas e obter um novo entendimento do mundo por meio de viagens internacionais. Ao contrário de alguns programas de intercâmbio, o YCE não envolve estudos acadêmicos ou fins empregatícios. Em vez disso, os participantes são incentivados a usar essa oportunidade de viagem para representar seus países de origem e compartilhar sua própria cultura enquanto aprendem e compreendem uma nova, abrindo caminho para se tornarem jovens embaixadores da paz e do entendimento internacional.  

O YCE é composto de vários Intercâmbios Juvenis de Leões e/ou Acampamentos Juvenis de Leões organizados por Lions clubes ao redor do mundo. 

  • Um Intercâmbio Juvenil de Leões, ou “estadia em família anfitriã”, pode ser organizado independentemente de um acampamento juvenil de Leões em centenas de países onde há Lions clubes e normalmente dura entre quatro e seis semanas.
  • Os Acampamentos Juvenis de Leões duram uma ou duas semanas e geralmente incluem uma estadia em família anfitriã antes e/ou após o acampamento.

As atividades dos intercâmbios e acampamentos podem incluir visitas a lugares de interesse cultural ou natural, eventos esportivos, apresentações dos países pelos participantes, discussão guiada e até o mesmo o engajamento em projetos de serviço local juntamente com associados de Lions clubes.

Os Leões envolvidos em YCE têm o compromisso de:

  • Reunir jovens de diferentes países para o estabelecimento de um contato aprofundado entre eles.
  • Trocar ideias e pontos de vista culturais
  • Promover o entendimento e a colaboração internacional
  • Trabalhar em prol das metas da paz mundial e da compreensão humana
  • Incentivar atitudes de respeito nos jovens com relação à opinião dos outros.

O sucesso do programa YCE do Lions é resultado da comunicação eficaz entre todos os Leões envolvidos na implementação do programa, independentemente de estarem enviando jovens para o exterior e/ou recebendo-os e hospedando-os!  Veja a seguir os associados de Lions clubes que tornam o programa YCE uma realidade:

  • Um Lions clube patrocinador é necessário para cada jovem que participa do YCE. O clube patrocinador trabalha em estreita colaboração com seu assessor de YCE regional para coordenar o processo de inscrição para os jovens interessados, incluindo a seleção de candidatos, a execução dos requisitos de seguro e os procedimentos em relação a passaportes, vistos, imunizações etc.  Eles são responsáveis por todos os preparativos de viagem entre o país de origem do jovem e o país da estadia em acampamento ou família anfitriã. Eles também realizam uma orientação do programa para participantes jovens que irão viajar para outros países e suas famílias. 
  • Um Lions clube anfitrião recebe participantes jovens em seu país.  Os clubes anfitriões trabalham em conjunto com seu assessor de YCE regional, organizadores de acampamentos juvenis e famílias anfitriãs para coordenar o posicionamento dos participantes jovens de YCE aceitos.  Muitos dos associados desse clube serão famílias anfitriãs para os jovens.  O clube anfitrião é responsável pelo participante jovem enquanto estiver no país e fornece alojamento e alimentação.
  • Os assessores de YCE são associados de Lions clubes que foram nomeados para executar os diversos programas YCE regionais ao redor do mundo e dedicam-se a fazer do programa um sucesso.  Os clubes patrocinadores e clubes anfitriões coordenam o envio e recebimento de participantes jovens de YCE por meio do respectivo assessor de YCE.  As informações de contato desses indivíduos estão listadas no Anuário do YCE.

Como faço para iniciar um programa local?

Se tiver interesse em implementar um novo programa de YCE no seu país ou se um jovem recentemente solicitou o patrocínio do seu clube, consulte os seguintes itens para obter instruções de como começar:

  • Veja as diretrizes do programa no capítulo 1 do Manual de Normas da Diretoria.
  • Entenda os papéis de cada uma das seguintes partes envolvidas no programa e como:
  • Consulte os detalhes sobre acampamentos juvenis do Lions existentes no Anuário de Acampamentos e Intercâmbios Juvenis para inspirar o seu planejamento.  Utilize os contatos dos Leões dentro do anuário como recursos para responder dúvidas e compartilhar as melhores práticas.
  • Estabeleça um comitê de orientação de YCE que supervisionará a gestão e coordenação dos vários componentes da implementação.  (Isso pode incluir logística de viagem, recrutar jovens e famílias anfitriãs, planejamento de orientação, organização de acampamentos, estabelecer parceiros da comunidade, coordenação de finanças etc.)
  • Consulte os requisitos de seguro do programa e determine a quantidade de cobertura necessária.

Anuário de Acampamentos e Intercâmbio Juvenis

Após os componentes do seu programa local serem estabelecidos, envie o formulário para Informe Anual de Intercâmbios e Acampamentos Juvenis de Distrito/Distrito Múltiplo para o Departamento de Programas e Iniciativas de Serviço para ser oficialmente adicionado ao Anuário de Acampamentos e Intercâmbios Juvenis para promover sua oportunidade de acampamento e/ou intercâmbio.

 

callout section

Pular para o Topo